jusbrasil.com.br
23 de Setembro de 2019

Como escrever Artigos jurídicos de qualidade e se destacar no mercado?

Dicas de Empreendedorismo Jurídico

Olá seguidores, tudo bom? O ano nem começou direito e já estou cheia de novidades! Para quem me segue nas redes sociais já sabe que abri seleção para colunistas/escritores no meu BLOG JURÍDICO. E você, o que está esperando para fazer parte do meu time?

Pois bem, a procura para a seleção de colunistas está sendo tão intensa que resolvi escrever este post informativo de como escrever artigos jurídicos de qualidade, com dicas básicas para se destacar no mercado. Além de gravar um vídeo no meu Canal do Youtube, dando dicas como se deve escrever um artigo jurídico de qualidade:

E você pode me perguntar: Lorena, e o que você ganha com estes artigos publicados gratuitamente no seu blog? Vou elencar alguns ganhos efetivos e diretos:

- Visibilidade;

- Autoridade;

- Fechamento de contratos;

- Fechamento de parcerias;

- Dentre outros.

Por isso, resolvi selecionar colunistas e parceiros para aumentarmos a visibilidade e ajudar quem está começando a ter autoridade no mercado jurídico.

Enquanto isso, não deixem de me seguir no Instagram – www.instagram.com/lucenatorresadv/ e de se inscreverem no meu canal do Youtube – http://www.youtube.com/c/DireitoSemAperreio. Estou sempre incluindo novidades por lá e gostaria muito da presença e participação de vocês!

Como escrever artigos jurídicos de qualidade?

Primeiro passo é escolher o nicho ou nichos de mercado em que deseja atuar, por exemplo: sou especialista em Direito Ambiental e escrevo artigos acerca do assunto.

Todavia, eu também atuo com Direito das Famílias e gosto de estudar sobre o assunto, bem como escrevo muito sobre Direito Imobiliário. E porquê? Por que esta área está intimamente ligada ao Direito Ambiental, assim como o Direito Urbanístico, Administrativo, Constitucional, dentre outros.

É que, quando aparecem casos de regularização de imóveis ou terrenos, automaticamente entra a consultoria ambiental, haja vista que na maioria das vezes são terrenos situados em Áreas de Preservação Ambiental –APA ou Áreas de Preservação Permanentes - APP’s. Com isso, me senti na necessidade de estudar mais sobre o Direito Imobiliário, Administrativo, Urbanístico, Constitucional, para unir ao Direito Ambiental.

Então, vamos ao que interessa: aprender dicas de como escrever artigos de qualidade.

  1. Possuir fontes confiáveis para inspiração

Este passo é muito importante, pois lhe dá um norte de temas para começar a escrever. Então, crie o hábito de entrar no site do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais – TRF´s, dentre outros, para acompanharem as últimas decisões.

Após estarem por dentro das decisões, você pode tanto criar publicações de notícias, meramente informativas, ou, dentro da decisão você começa a desenvolver um artigo, que pode ser um artigo jurídico ou científico, ou os dois.

2. Capriche no Título do seu artigo

Este é outro passo que vai fazer muita diferença para o leitor. Traga um título chamativo e que entregue no desenvolvimento do texto exatamente o que o título promete. Por exemplo: escrevi um artigo e gravei um vídeo no Youtube sobre o passo a passo inicial de como dar entrada em uma ação de usucapião, quais os documentos necessários e qual foro competente.

Imaginem se eu colocasse um título deste e na verdade fosse dar dicas de contratos? Você acaba perdendo a credibilidade com seu leitor.

3. Cuidado na escrita

Se você vai escrever para um público leigo, não adianta usar o tão famoso e antiquado “juridiquês”. O seu leitor e público-alvo não vai entender a sua linguagem e seu conteúdo não irá chegar da maneira correta.

Além disso, você não vai precisar escrever “data vênia”, “cônjuge supérstite” dentre outras expressões, mas escrever o português corretamente é uma OBRIGAÇÃO. Você pode ser sucinto (a) e prático (a), mas sem escorregar na gramática, por favor.

4. Trazer um conteúdo relevante

Não adianta copiar artigos, modelos, você precisa fazer o seu e descobrir a linguagem que seu público quer ler. Seja uma inspiração e traga notícias atualizadas! Escreva sobre um problema e dê uma orientação de solução.

Insira relevância nos seus artigos!

Espero que este artigo tenha sido útil e que deixem seus comentários. Enquanto isso, siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/lucenatorresadv/

Página do Facebook: www.facebook.com/lucenatorresadv/

Blog: https://lucenatorresadv.wordpress.com

Site: www.lucenatorresadv.com

Canal no Youtube: http://www.youtube.com/c/DireitoSemAperreio

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom! Parabéns continuar lendo

Boa iniciativa, escrever nos ajuda a exercitar nossa argumentação e se manter atual com determinado tema, contudo não peguei as instruções para submeter algum artigo ao seu crivo ou participar da seleção. Assim, considerando sua experiência na produção de conteúdo jurídico digital, peço que, surgindo algum tempo ocioso na rede, possa avaliar livremente e comentar os altos e baixos de algum dos artigos que publiquei nesse sítio "jusbrasil," com os critérios que menciona nesse artigo, ou seja conteúdo, escrita, etc, seria uma lisonja para mim, que agradeço desde já, pois certamente contribuirá muito para edificação desse leitor. continuar lendo